sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lei Anti-fumo

Saco cheio dessa Lei anti-fumo. Sabe o que eu acho? Vamos proibir bebidas alcoolicas: todos sabem os males causados pelo alcoolismo, não só aos alcoolatras como as suas familias e a sociedade. Vamo proibir td mundo de comer gordura, pq obesidade mata. Fizeram isso com os bingos, não foi? Então, já que vai proibir o cigarro em todos os lugares fechados (lembrando que a lei não permite uma ala para fumantes, mesmo que essa tenha ventilação exclusiva) vamos proibir td, certo?
Sou fumante e a favor da proibição de cigarro em restaurantes. Mas vamos combinar que essa radicalização é ridicula. Se o bar tiver uma ala externa mas com toldo, não pode fumar pq é parcialmente fechado. Como vai ser na balada? Eu vou poder sair p/ fumar na rua qd eu bem entender ou vou ter que pagar, sair, fumar e pagar de novo p/ entrar? Seria o mesmo que uma balada proibindo a entrada de homossexuais. A lei é totalitária e discrimatória. Concordo que os não-fumantes não devem ser obrigados a aguentar a fumaça alheia. Mas que os fumantes podem sim fumar, mesmo que em lugares exclusivos. O que mais me irrita é que tem tanta merda acontece no país..... O trânsito em Sampa é caótico, cada um por sim. Todo dia, pego pelo menos um cruzamento em que algum "espertinho" fechou o cruzamento e pronto, ferrou tudo..... sabe o que acontece com ele? NADA. Todo mundo sabe que é errado mas não conheço ninguém que foi multado por isso. Sempre vejo alguém fazendo barbeiragem pq está no telefone enquanto dirige....... não acontece nada! Isso é revoltante: com tanta bosta acontecendo nessa cidade, nesse país, e ta todo mundo super preocupado em proibir o cigarro em tudo que é canto. A grande justificativa: isso já é feito em diversos países. Sim, em países civilizados, e não aqui, na República das Bananas!

PS: perdoem possíveis erros de digitação. Escrevi revoltada e na correria.

3 comentários:

André Frazatto disse...

Se me permite a participação, me parece que o que está te irritando é que é VOCÊ quem está sendo limitado pela lei.

Digo, você não acha que o cara que fala no celular no carro não ficaria igualmente puto se ações mais sérias fossem tomadas para que isso fosse evitado?

No meu entendimento, como não fumante, a grande maioria dos fumantes não percebe e não se importa com o incomodo que gera para os outros. (igualzinho o cara do celular)
A lei é sobre isso creio, onde termina a sua liberdade e começa a minha.

Não estou discutindo se a lei está bem elaborada ou não, se vai ser corretamente aplicada ou não. Principalmente porque concordo com você, aqui no Brasil essas coisas são só pra inglês ver.

Mas se você voltar atrais um pouquinho, lembra-se do sinto de segurança?
É só uma questão de tempo até os estabelecimentos se adaptarem e a coisa andar mais reta.

Carol Franco disse...

Oi André,

Antes de mais nada, obrigada pelo comentário.
Na verdade o que me irrita não é o fato de EU não poder mais fumar nos lugares..... É o excesso de atenção que essa lei está tomando, sendo que tantos e tantos outros problemas muitos mais sérios.....

Quanto a lei, acho que sim, estava mais do que na hora ter lugares limpos de fumaça, os não fumantes não devem ser obrigados a aguentar a fumaça alheia. Mas na minha opinião, os lugares poderiam ter sim ala reservada p/ fumante.... uma ala de verdade, com ventilação totalmente separada da área de não fumantes.....
Mas, infelizmente, o que vai acontecer é que, pelo excesso de rigidez da lei, alguém vai acabar achando uma brecha e a lei não vai colar em terras tupiniquins.... assim como a que proíbe falar ao celular enquanto dirige, a que proíbe fechar cruzamentos, etc.....

André Frazatto disse...

Terrível viu...tava vendo no jornal outro dia um tal de cigarro eletrônico.

É um tubo de plástico com um "vaporizador" (o que tem dentro mesmo ninguém sabe ao certo) vendido pelos chineses como uma ajuda para parar de fumar, porque você pode regular a quantidade de nicotina.

Bem, esse aparato não se enquadra na lei e muitos fumantes já estão usando. Principalmente porque eles podem fumar em qualquer lugar, já que "não é cigarro".

Como diz um amigo, se o cara já ta com a má intenção, não tem lei que se sustente.